14/09/2023 às 11:19, Atualizado em 14/09/2023 às 18:49

II Seminário de Saúde Mental de Batayporã pauta assistência a pacientes com tentativa de autolesão e suicídio

Iniciativa faz parte da campanha Setembro Amarelo e visa abordagem multidisciplinar com foco no aprimoramento dos profissionais da Rede Municipal

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promoveu nesta quinta-feira (14), o II Seminário de Saúde Mental. Nesta edição, o tema do evento foi ‘Identificação e manejo dos pacientes com tentativa de suicídio e autolesão’, ministrado pelo psicólogo Everton Villazante Constantino, apoiador do Consems-MS para a macrorregião de Campo Grande.

A iniciativa integra as ações da campanha Setembro Amarelo e é voltada aos profissionais da Rede Municipal de Saúde. O seminário também envolveu servidores das redes Socioassistencial e de Ensino, além de ter contado com uma abertura especial, protagonizada pela apresentação cultural dos estudantes da Apae, que perfomaram uma coreografia de hip hop.

Segundo a psicóloga coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental e membro da comissão organizadora do evento, Sonia Rodrigues, o objetivo do seminário é capacitar os profissionais diante da sensibilidade e conhecimento técnico que o tema exige.

“Na prevenção ao suicídio não existem super-heróis. Existem profissionais preparados, capacitados para agir”, enfatizou a coordenadora. A secretária interina municipal de Saúde, Francielle Cantadori reforçou a mensagem. “Nossa Rede é fortalecida com essa formação e nós agradecemos pela disponibilidade do Everton e a parceria do Cosems’, complementou.

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Cuidar de si para cuidar do outro

Com ampla experiência em gestão, o palestrante convidado é sanitarista pela Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, e entre vários trabalhos de destaque, é responsável pela implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio (MS), que recebeu o premio IdeiaSUS, no XXVII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Conasems, em 2022.

O profissional enfatizou aos servidores de Batayporã a necessidade de uma visão interdisciplinar na promoção da saúde mental. “Muitas vezes, pensamos que esse papel é apenas do psicólogo, mas isso não é verdade. Precisamos de uma abordagem integrada”, afirmou aos presentes.

Everton Constantino frisou ainda a importância do autocuidado entre os profissionais da área da Saúde. “É uma lógica básica, porém, nos esquecemos. Primeiro, precisamos estar bem para conseguirmos cuidar do outro. Temos que nos perguntar sempre como estamos e promover o autocuidado”, explicou.

O psicólogo também apresentou um panorama sobre os índices de suicídio e autolesão registrados nos últimos anos em Mato Grosso do Sul e elencou estratégias promissoras de prevenção e acolhimento que podem inspirar intervenções da Rede Municipal de Saúde.

Nesse contexto, o prefeito Germino Roz salientou a relevância de se adquirir informação. “Infelizmente, a dinâmica da nossa sociedade faz com que o problema do suicídio e outros males de saúde mental sejam muito presentes. Acredito que cada um de nós já se deparou com alguém que não tinha mais vontade de viver e se perguntou: “como vou agir, o que devo fazer para ajudar?” Por isso, o conhecimento é fundamental e esse seminário é uma grande oportunidade para todos nós”, avaliou.