10/01/2024 às 12:58, Atualizado em 10/01/2024 às 14:06

Conselheiros tutelares de Batayporã tomam posse para o quadriênio 2024/2027

Conselheiros foram saudados por representantes locais. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

Os membros eleitos para o Conselho Tutelar de Batayporã foram empossados nesta quarta-feira (10), em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades locais na sede do projeto Conviver. O Conselho Tutelar, órgão previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tem como função principal zelar pelos direitos das crianças e adolescentes por meio de ações de proteção, fiscalização e intervenção em situações de violação desses direitos.

Os conselheiros empossados são Ana Maria Teles dos Santos, Andressa de Paula e Silva, Débora Cristina Santana dos Santos, Edjanio de Oliveira Leite e Edina Masias do Nascimento e têm a responsabilidade de contribuir para a proteção dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes no município ao longo do quadriênio 2024/2027.

Diversas autoridades locais estiveram presentes na cerimônia de posse, incluindo o prefeito Germino Roz, o vice-prefeito Cacildo Paião, a secretária de Governo Luciane Caldeira, a secretária de Assistência Social Maynara Wruck, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eliane Alves da Costa, o delegado de Polícia Civil, Filipe Davanso Mendonça e o promotor de Justiça Felipe Almeida Marques.

Secretária de Governo, Luciane Caldeira, destacou participação da comunidade nas eleições do Conselho e cooperação entre os poderes para efetivação da rede de proteção. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Durante a cerimônia, foi ressaltada a importância da cooperação entre diferentes setores da sociedade para garantir a efetividade do trabalho do Conselho Tutelar. Os representantes destacaram a necessidade de diálogo contínuo para enfrentar desafios e promover um ambiente seguro para as crianças e adolescentes do município. A secretária Luciane Caldeira também enfatizou a participação da população nas eleições para o Conselho, que resultou em uma adesão significativa, o apoio do CMDCA e demais parceiros envolvidos no pleito, bem como toda a rede de proteção atuante em Batayporã.

Por sua vez, os conselheiros expressaram o compromisso em atuar de forma diligente e eficaz diante das demandas da comunidade, enfatizando a importância da participação ativa da sociedade no processo de proteção das crianças e adolescentes.

Em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, a população pode acionar o Conselho Tutelar através do telefone (67) 99284 9955.

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã