30/08/2023 às 11:58, Atualizado em 30/08/2023 às 12:11

Desafio das Merendeiras: etapa municipal de Batayporã acontece no próximo dia 5

Cozinheiras prometem muito sabor e criatividade durante competição que visa valorização profissional e estímulo a receitas saudáveis com ingredientes que priorizam agricultura familiar

Receitas saudáveis e saborosas já fazem parte do dia a dia da Rede Municipal de Ensino. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Batayporã está no páreo do 2º Desafio Estadual das Merendeiras, promovido pelo Sebrae/MS. A iniciativa é desempenhada por meio do programa Cidade Empreendedora e visa valorizar o trabalho de quem prepara a refeição dos estudantes, além de estimular o uso de alimentos da agricultura familiar nas receitas. Ao todo, 11 profissionais da Rede Municipal de Ensino irão protagonizar a primeira etapa, que está prevista para o próximo dia 5 de setembro, a partir das 19h, na Escola Shiozo Takahashi.

Antes de colocar a mão na massa, as merendeiras participarão de workshop preparatório ministrado por um chef de cozinha no dia 4. O objetivo é demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes e, após a capacitação, cada participante terá que apresentar uma receita. As cinco melhores serão selecionadas e deverão ser preparadas para um comitê julgador que, na data da segunda fase, irá elencar as três que se destacarem classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.

Segundo o Sebrae, 27 cidades integram a disputa. Os profissionais que conquistarem o primeiro lugar em cada município irão disputar a fase estadual, quando concorrerão entre si. Dessa vez, eles terão que preparar as receitas e apresentá-las a uma banca avaliadora que irá escolher as três melhores. A disputa será realizada em Campo Grande, de forma presencial com a participação de todos os profissionais, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar. A competição final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização.

Conforme avaliou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Batayporã, Fernanda Scarlat, a adesão ao desafio reforça a política já praticada pela Administração de superar o percentual mínimo de 30% de compras de produtos diretos da agricultura familiar, estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Atualmente, mais de 36% da nossa merenda já advém da agricultura familiar. O desafio é um incentivo para todos nós, do planejamento à cozinha, priorizamos alimentos bem cultivados e de alto teor nutricional”, analisou a gestora.