08/06/2023 às 11:24, Atualizado em 08/06/2023 às 12:13

Em Campo Grande, alunos da Câmara Mirim de Batayporã visitam Governadoria e Assembleia Legislativa

Crianças estiveram acompanhadas do prefeito Germino Roz e da secretária de Educação, Fernanda Scarlat; grupo foi recebido pelo secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e pelos deputados estaduais Mara Caseiro e João César Matogrosso

Com material de campanha, turma registrou visita ao gabinete do governador Eduardo Riedel. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Os estudantes participantes do projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Prefeitura de Batayporã por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizaram visita à Governadoria e à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (07). Os alunos foram recebidos pelo secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, e pelos deputados estaduais Mara Caseiro e João César Matogrosso.

O grupo de 12 crianças é formado por estudantes das escolas Anízio Teixeira da Silva e Braz Sinigáglia. Os alunos estiveram acompanhados do prefeito de Batayporã, Germino Roz, do vice-prefeito, Cacildo Paião, e da secretária Fernanda Scarlat. O objetivo da atividade foi promover conhecimentos práticos sobre Administração Pública e dialogar com figuras políticas sobre processos eleitorais, visto que os estudantes estão no período de eleição para o próximo mandato da Câmara Mirim.

“Eles (alunos) estão em uma verdadeira campanha, com a elaboração de propostas e o diálogo com os colegas de escola, que são os eleitores. O projeto é muito amplo e proporciona até o mesmo o material de campanha idealizado por cada um”, explicou o prefeito Germino Roz.

Servidores da Segov explicaram funcionamento dos diversos departamentos. Foto: Prefeitura de Batayporã.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou também a necessidade de se promover o processo de politização entre as crianças. “A política é banalizada ou criminalizada. Cabe a nós, agentes políticos, apresentar a boa política, a política técnica, as discussões que mudam o dia a dia das pessoas”, complementou o prefeito.

A agenda foi cheia, com direito a um tour por diversos departamentos do Governo do Estado e visita ao gabinete do governador Eduardo Riedel. Já na Alems, os estudantes puderam acompanhar parte da sessão legislativa e conheceram gabinetes de parlamentares. A deputada Mara Caseiro avaliou o projeto. “É importante trazer essa meninada para o processo e permitir que sejam politizados, inclusive, para que se preparem diante das oportunidades futuras”, disse.

Para a estudante do quarto ano da Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva, Sofia Rodrigues, de 9 anos, a oportunidade rendeu aprendizados. “Foi muito legal. Eu conheci a Governadoria, conheci deputados. Aprendi que existem muitos setores e todos são importantes”, comentou a parlamentar mirim.

Câmara Mirim teve experiência na sala de reuniões do Governo. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Desde 2022, o projeto Câmara Mirim tem garantido experiências significativas aos alunos. A turma tem aprendido sobre as dinâmicas do Executivo, do Legislativo e até mesmo promovido ações sociais, a exemplo da campanha Natal Mais Doce, que arrecadou mais de 500 caixas de chocolate Bis para crianças de Batayporã.

“Nossos alunos são uma turminha engajada e temos buscado proporcionar atividades que permitam a construção do senso crítico. Acredito que essas visitas foram uma oportunidade que ficará marcada na lembrança deles e vão motivá-los a novas ideias e projetos”, finalizou a secretária de Educação de Batayporã, Fernanda Scarlat.

Deputada estadual Mara Caseiro recepcionou alunos e apoiou projeto. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Estudantes acompanharam sessão legislativa e concederam entrevista à TV da Alems. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Deputado João César Matogrosso também teve bate-papo com a Câmara Mirim. Foto: Prefeitura de Batayporã.