06/09/2023 às 09:46, Atualizado em 06/09/2023 às 10:29

‘Galinhada nutritiva’ é o prato campeão do Desafio das Merendeiras em Batayporã

Preparada pela merendeira Maria de Fátima Oliveira da Silva, da Escola Anízio Extensão, receita se destacou pelo sabor e alto teor nutritivo

No capricho: galinhada da merendeira Maria de Fátima vai representar Batayporã na etapa estadual. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.

Merenda escolar nutritiva, saborosa e acrescida de temperos especiais: criatividade, capricho e muito carinho. Assim foi a receita da final municipal do Desafio Estadual das Merendeiras em Batayporã, realizada durante a noite desta terça-feira (05), na Escola Shiozo Takahashi. A iniciativa é promovida pela Prefeitura e pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora. A grande vencedora foi a merendeira Maria de Fátima Oliveira da Silva (Escola Anízio Extensão), que cozinhou a ‘galinhada nutritiva’.

O prato se destacou pelo alto teor nutritivo, já que é composto pela proteína animal, que vai desfiada para facilitar a alimentação dos pequeninos, e arroz branco com legumes cozidos. A comida é servida juntamente com uma salada de folhas, tomate e cenoura. Entre todos os ingredientes utilizados na galinhada, 19 itens são licitados pela Prefeitura, ou seja, fazem parte da rotina escolar.

Agora, a campeã vai representar o município na final estadual, prevista para o mês de outubro, em Campo Grande. “Eu estou muito feliz em participar desse evento. Não esperava ganhar. Estava tranquila, porque é algo que eu lido no dia a dia, mas vencer em primeiro lugar foi uma surpresa muito grande”, disse a merendeira.

Da esq. para dir.: Maria de Fátima, Roseni e Roseli - primeira, segunda e terceira colocadas do Desafio. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
Chef Paulo Vasconcellos registrou momento junto às competidoras. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
Secel acolheu competição e proporcionou ambiente especial. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.

A disputa foi acirrada, já que todas as colegas de Maria de Fátima deram um show na cozinha. O segundo lugar foi para Roseni Mota (Escola Benedita Figueiró), com a ‘polenta nutritiva’ e, o terceiro para Roseli Boffo (Escola Anízio Polo), com o ‘arroz nutritivo’. Em quarto e quinto lugar, respectivamente, ficaram as profissionais Ione dos Santos, que preparou a ‘vaca atolada da Shiozo’ (Escola Shiozo Takahashi) e Aparecida Ribeiro Queiroz (Escola Anízio Polo), com o ‘caldo pantaneiro nutritivo’.

As merendeiras receberam auxílio de colegas durante o desafio. Anteriormente, as profissionais foram orientadas pelo chef de cozinha Paulo Vasconcellos, durante workshop e a prova eliminatória que aconteceu na segunda-feira (04), quando 11 profissionais ainda estavam no páreo. Tudo para fazer bonito na final do município, que contou com cinco jurados: a primeira-dama Thayse Melo, o presidente do Sindicato Rural e representante dos agricultores, Altamir Ramos, a diretora-pedagógica da Apae, Alessandra Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Souza, e a comerciante do ramo alimentício, Daycir Kyiota.

Apesar da competição, evento teve tom descontraído.  FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
Equipes de trabalho e representantes locais prestigiaram o Desafio das Merendeiras. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
Acompanhadas de colegas auxiliares, merendeiras fizeram oração antes da prova. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.

Valorização

O objetivo do Desafio das Merendeiras é valorizar o trabalho de quem prepara a refeição dos estudantes, além de estimular o uso de alimentos da agricultura familiar nas receitas. De acordo com o Sebrae, 27 cidades de Mato Grosso do Sul concorrem nesta edição. É a primeira vez que Batayporã participa e a competição foi acolhida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Apesar da prova, o clima do Desafio foi de celebração. A torcida de familiares e amigos das merendeiras, apresentações culturais da Apae e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sorteio de brindes para as participantes e a saudação de representantes locais, como o prefeito Germino Roz, os secretários municipais Luciane Caldeira, Franciele Cantadori e Renan Bom, o vereador João Carlos Souza, o representante do Sebrae, Renato Arceno, a vereadora mirim Alice Freitas, diretoras escolares e outros servidores da Secel, complementaram a festa.

Para a titular da Educação, Fernanda Scarlat, a prova fortalece o trabalho já desenvolvido pela pasta. “Essa parceria é muito importante porque nos fornece instrumentos fundamentais, como capacitação para os servidores envolvidos em todo o processo da merenda, da compra dos alimentos até o prato dos alunos”, comentou a gestora.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabelece o percentual mínimo de 30% de compras de alimentos oriundos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Atualmente, Batayporã supera o índice, com 36,8% das aquisições realizadas conforme o critério. “Nós temos trabalho para subir ainda mais esse índice”, enfatizou a secretária.

Pratos preparados para a final  proporcionaram sabor e nutrição. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.
Segundo a primeira-dama Thayse, jurados tiveram privilégio de provar pratos de excelência. FOTO: Evodio Perez – Sebrae/MS.

Missão Difícil

A primeira-dama Thayse Melo ressaltou a experiência como jurada. “Foi uma missão muito difícil, já que todos os pratos estavam deliciosos, mas nos sentimos felizes e agraciados por esse privilégio”, disse sobre os colegas avaliadores. “Também ficamos orgulhosos porque são pratos que nossas crianças desfrutam nas escolas e é gratificante ver essa qualidade na merenda, com muito sabor e muitos ingredientes da agricultura familiar”, finalizou.

Apresentações culturais animaram público do evento. Foto: Evodio Perez - Sebrae/MS
Clima de celebração tomou conta do Desafio.  Foto: Evodio Perez - Sebrae/MS