28/08/2023 às 11:03, Atualizado em 28/08/2023 às 11:23

Passeio com estudantes da Apae encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em Batayporã, série de atividades especiais promovida pela escola buscou proporcionar programação diversificada aos alunos e conscientizar a sociedade

De trenzinho, estudantes aproveitaram volta no centro da cidade. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã
Abertura da programação foi realizada durante sessão da Câmara; gestores proferiram mensagem de conscientização e alunos protagonizaram apresentação de dança. Foto: Câmara de Batayporã.

A Escola de Educação Especial Luz do Amanhã, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Batayporã, promoveu uma série de atividades alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada desde o último dia 21 de agosto.

Conforme pontua a Lei nº 13.585/2017, que instituiu a Semana Nacional, a data “visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação”.

Festa à fantasia animou estudantes e funcionários da Apae. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

O encerramento das atividades da Apae de Batayporã foi realizado nesta segunda-feira (28), com passeio de trenzinho pelo centro da cidade e confraternização entre os estudantes, que tiveram cardápio diferenciado, com direito à pizza, sorvete e outros doces.

Nos dias anteriores, os alunos participaram de festa à fantasia, apresentações culturais e tiveram trabalhos manuais expostos na escola. A abertura da programação aconteceu durante sessão legislativa da Câmara Municipal, ocasião em que gestores e professores da Apae enfatizaram a mensagem de conscientização acompanhados de apresentação de dança executada pelos alunos.

Mostra de trabalhos contou com visitação da Rede Municipal de Ensino. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

A escola ainda reservou um período para formação docente. Segundo a diretora pedagógica Alessandra Sanches Rodrigues, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla auxilia na divulgação das atividades proporcionadas pela instituição.

“É possível mostrar o trabalho que a gente faz e que eles (estudantes) fazem. Precisamos divulgar e mostrar para a população a capacidade que os alunos têm. Inclusive, para quem quiser conhecer mais, estamos à disposição para visitas. É preciso um olhar diferente e nós convidamos a todos”, finalizou a diretora.