09/01/2024 às 09:19, Atualizado em 09/01/2024 às 13:47

Batayporã inicia 2024 com mais de R$ 44 milhões de investimentos em infraestrutura

Montante expressivo considera os projetos mais recentes da área que já estão em execução, com licitações concluídas e em andamento

No bairro Mustafá, reforma da praça é anseio antigo da comunidade. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Nesta terça-feira (9), após o período de recesso, o prefeito de Batayporã, Germino Roz, enfatizou durante a retomada das atividades no Paço Municipal os recentes investimentos vivenciados pelo município, com destaque para a área da Infraestrutura. Considerando os projetos já em execução e os com licitações concluídas e em andamento, os valores superam a casa dos R$ 44 milhões.

Dentre as obras em andamento, destaca-se a pavimentação da rodovia MS-276, conectando o trevo à MS-376 e à MS-473, abrangendo cerca de 6 km de asfalto. Avaliado em R$ 19,22 milhões, esse projeto é financiado pelo Estado por meio do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul), evidenciando a parceria entre as entidades governamentais.

A reforma da praça no Bairro José Mustafá, atualmente em execução com um investimento de R$ 567.171,94, licitado pelo Governo Estadual, é outro marco importante na busca por espaços públicos mais atrativos e funcionais.

Além disso, encontra-se em andamento licitação para obras de drenagem de águas pluviais na região da Lagoa do Sapo, orçadas em R$ 20.748.655,89, cujo edital foi lançado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e a concorrência está prevista para o próximo dia 25 de janeiro, no Parque das Nações, em Campo Grande.

Pavimentação de trecho da MS-276 é fundamental para transporte de cargas pesadas na região. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

"A obra de drenagem será o começo da maior história de investimento em infraestrutura que o município já viu e esperamos que ela de fato solucione esse problema que tanto nos afeta", enfatizou Germino.

Outros projetos já estão em desenvolvimento com licitações concluídas, a exemplo da revitalização do Complexo Poliesportivo da Vila Maria Gonçalves da Silva, cujo investimento totaliza R$ 870.698,11. Desse montante, R$ 800 mil são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira (PSDB), enquanto R$ 70.698,00 são recursos do próprio caixa municipal.

A Vila Benedito Schaeffer também será beneficiada com pavimentação asfáltica, microdrenagem, calçamento e sinalização em diversas vias, sob o total de R$ 1.780.592,37. Desse valor, R$ 533.548,37 são recursos próprios do município e reforçam o comprometimento local com o desenvolvimento urbano.

Na Vila Nídio Boffo, a praça passará por revitalização, contando com investimento de R$ 237.629,00 advindos de emendas impositivas dos vereadores Henrique Bacatão, João Carlos, João Paulo Souza, Maurício Ribeiro, Miguelzinho (in memoriam) e Vanderley do Ônibus.

20 milhões: drenagem urbana e controle de enchentes na Lagoa do Sapo está entre os investimentos mais significativos na história do município. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.
Rodovia MS-276 é importante corredor para a produção agrícola regional. Foto: Maicon Araújo  - Prefeitura de Batayporã.

Mais estrutura para a Saúde

O Pronto Atendimento Médico (PAM) também está no radar de melhorias, com a troca de piso em granilite, um investimento de R$ 111.114,00. A licitação foi concluída e publicada recentemente em diário oficial. "Esse processo de adequação e equipação do PAM é um preparo para nosso próximo objetivo, que é proporcionar o plantão 24 horas ao longo da semana. Logo no início da gestão, já dobramos o plantão de seis horas para 12 horas, de segunda à sexta-feira", complementou o prefeito.

Já a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio ganhará reforma completa e ampliação. A licitação foi concluída no fim de dezembro de 2023 sob o valor de R$ 519.835,89. Houve ainda o investimento no projeto de engenharia, de aproximadamente R$ 31 mil. Novamente, a ação conta com emendas impositivas. A contribuição para a execução da obra é estimada em R$ 319 mil. As emendas são de autoria dos vereadores Cícero Leite, Eusvaldo da Rocha Neto, João Carlos de Souza, João Paulo Souza, José Henrique Bacatão, Maurício Ribeiro e Vanderley do Ônibus. Os demais recursos são do caixa próprio da Prefeitura.

Revitalização garante mais espaços públicos de lazer e convivência. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

"Ter mais de R$ 44 milhões investidos em Batayporã somente nesse período recente demonstra o resultado de um alinhamento estratégico entre o município, o Estado e a União. Se formos somar várias outras conquistas nos últimos três anos, o saldo é muito maior. Agradeço pela mobilização de todos - do secretariado municipal, dos servidores, do vice-prefeito Cacildo, vereadores, deputados e do governador Eduardo Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja. Essa parceria tem nos permitido avançar com transparência e qualidade", finalizou Germino.