20/12/2023 às 08:22, Atualizado em 20/12/2023 às 10:00

Com licitação de R$ 20 milhões, Batayporã caminha para o fim das enchentes na Lagoa do Sapo

Estado divulgou nesta quarta-feira (20) o edital de aviso de concorrência para as obras de drenagem; medida foi publicada após confirmação do governo Eduardo Riedel ao prefeito Germino Roz

Apesar de ser ponto revitalizado e valorizado nos últimos três anos, Lagoa do Sapo ainda representa grandes transtornos em dias de chuva. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.
Anúncio da publicação foi feito em reunião técnica entre o prefeito Germino e o secretário de Estado de Infraestrutura, Hélio Peluffo. Foto: Divulgação.

O drama de décadas sofrido pela população de Batayporã devido às recorrentes cheias na Lagoa do Sapo está próximo do fim. O Governo Estadual divulgou nesta quarta-feira (20) o aviso de lançamento de licitação para as obras de drenagem. O total é de R$ 20.748.655,89 milhões. A publicação foi preparada após a última tratativa entre o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o prefeito Germino Roz, em Campo Grande na última terça-feira (19). O anúncio foi transmitido em reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo.

“Eu nasci em Batayporã em 1989 e, muito antes disso, essa lagoa já apresentava problemas. Ao longo dos anos, os investimentos foram limitados. Os que por aqui passaram não tiveram condições ou não deram a devida importância a essa obra. Desde quando assumi a vida pública, eu avaliei que era possível fazer essa obra e que ela seria feita desde que tivesse planejamento e muita força de vontade para correr atrás dos recursos”, avaliou o prefeito.

Conforme aponta o edital, que foi lançado via Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a licitação será realizada pelo tipo ‘menor preço’ e está prevista para acontecer no dia 25 de janeiro de 2024, às 8h30, no Parque dos Poderes. De acordo com o documento, o objeto são “obras de drenagem de águas pluviais para controle de enchentes na região da Lagoa do Sapo”.

“Tivemos dois ingredientes principais para que essa obra pudesse ser consumada: o planejamento e a mobilização de parcerias. Hoje, eu me sinto emocionado, feliz e orgulhoso, primeiramente, por ser cidadão batayporaense, em segundo, por estar prefeito e conseguir parcerias importantes com o governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Infraestrutura, Hélio Peluffo, deputada Mara Caseiro, deputado federal Beto Pereira e tantas outras pessoas que passaram por esse período e celebraram conosco a publicação desse edital”, complementou o prefeito.

Comunidade sofre há décadas com o problema dos alagamentos. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Investimentos e organização do município

Um dos passos fundamentais para que o Governo do Estado realizasse o investimento, foi a execução do projeto de engenharia pelo município. Com recursos próprios, a Prefeitura de Batayporã licitou em outubro de 2022 o projeto executivo de drenagem e infraestrutura urbana sob o total de R$ R$ 666.633,52. “Sem planejamento, não conseguimos pleitear nada. Precisamos fazer nossa parte enquanto município. Foi um grande investimento, mais de meio milhão somente no projeto, mas que valeu a pena”, enfatizou Germino.

“Agora, a obra de drenagem será o começo da maior história de investimento em infraestrutura que o município já viu. Será muito simbólico porque atuaremos em um problema que nos machuca, que tira a autoestima da cidade e é algo que nos afeta em termos de comunidade. Espero que essa obra venha de fato solucionar esse problema, pois tudo está sendo feito com muito planejamento e muita força de vontade”, finalizou o chefe do Executivo Municipal.