12/09/2023 às 11:19, Atualizado em 12/09/2023 às 11:37

Após revitalização, Viveiro Municipal acumula mais de 800 mudas de espécies variadas

Com trabalho intensificado, Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã restabeleceu fluxo de cultivo e produção

FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), tem promovido um processo de revitalização do Viveiro Municipal. Atualmente, o local dispõe de mais de 860 mudas arbóreas, que estão à disposição para projetos da Prefeitura e solicitações da comunidade.

A manutenção da estrutura do viveiro, o plantio e o cultivo das mudas têm sido intensificados desde 2021. Antes do período, o local contava com poucos exemplares. “Com muito esforço, nossa equipe tem colhido mudas no município e incentivado a população a enviar doações”, explicou o titular da Sodeta, Renan Bom.

Atualmente, é possível encontrar exemplares diversos, como oitis, marantas, pitombas, jenipapo, romã, moreia, jasmim do imperador, lanterneiro, castanheiro, ameixa, vincas, ipê branco, cheflera, dracena, cajamanga, patobá, pata de vaca, jasmim imperial, cróton, primavera, sangra d'água, brinco de índio, ipê roxo, califas, eucalipto, ipê amarelo, jamelão e clorofito.

A solicitação de mudas pode ser realizada à Sodeta, que vai avaliar a necessidade e promover as devidas orientações de plantio e manejo. “Precisamos respeitar as questões ambientais, pois as árvores e outras espécies devem ser plantadas em locais corretos, que não prejudiquem o ecossistema”, ressaltou Renan.

Para tanto, interessados podem procurar a Secretaria, das 7h às 13h, ou a própria sede do Viveiro, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O serviço está localizado na Rua Antonio Nunes da Costa (Antiga Rua Sergipe), ao lado do lavador e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Também é possível esclarecer dúvidas pelo telefone da Sodeta - (67) 3443 1606.

Sombra e Água Boa

A Prefeitura de Batayporã mantém no Instagram a conta Sombra e Água Boa (@sombraeaguaboa), com informações sobre a flora e corpos d’água locais. A iniciativa é um projeto de educação ambiental que visa difundir o conhecimento sobre a natureza do município. A conta faz alusão à vegetação e ao significado do nome Batayporã, que do guarani é traduzido como água boa do Bata.

Conforme explicou o assessor especial da Sodeta e autor do projeto, Douglas Leite, a composição vegetal local, por muitas vezes, passa despercebida pela população e a Administração viu na ferramenta o potencial para explorar essa nuance. O diferencial está nas dicas de manejo das espécies presentes na região.