16/01/2024 às 10:48, Atualizado em 16/01/2024 às 11:57

Contemplada por Itaipu, Batayporã terá mais de R$ 2 milhões de investimentos em meio ambiente

Recursos do programa ‘Mais Que Energia’ serão alocados em aquisição de maquinários, recuperação de nascentes e adequação de estradas rurais

Triagem de materiais recicláveis  também será um dos pontos beneficiados pelo programa. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Batayporã é uma das localidades contempladas com recursos financeiros do programa Itaipu Mais que Energia, que engloba ações socioambientais da hidrelétrica Itaipu Binacional. De acordo com proposta aprovada pelo programa, o município irá dispor de R$ 2.243.350,00 para investir em ações diversas. Neste mês, o Poder Executivo inicia participação no treinamento de gestão dos projetos.

As ações que serão desenvolvidas contemplam os eixos saneamento ambiental e manejo de água e solo. Estão previstas aquisições de maquinários para fortalecer a coleta de resíduos e recicláveis, ação de recuperação de nascentes, adequação de estradas rurais e reformas. Toda a execução é conciliada com intervenções de educação ambiental e deverá ser desenvolvida ao longo de dois anos.

De acordo com o prefeito Germino Roz, a inclusão de Batayporã no Mais que Energia não se deve apenas à questão geográfica, já que o município está compreendido nas áreas afetadas pela hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná. “A aprovação das propostas enviadas e o montante expressivo direcionado à nossa localidade se deve a um trabalho árduo de levantamento socioambiental e elaboração de projetos relevantes, além de estruturarmos dia após dia as políticas de meio ambiente. Foi um grande esforço da nossa equipe”, explicou o gestor.

Mais Que Energia

O último edital do programa é responsável pela distribuição de quase R$ 1 bilhão aos municípios da área de abrangência, que são todos os do Estado do Paraná e 35 de Mato Grosso do Sul. Conforme descreve a Itaipu Binacional, a inciativa está em conformidade com a missão, visão e metas estratégicas da empresa, especialmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento territorial sustentável e à segurança hídrica.

A ação também prioriza a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. “Isso ocorre nos 434 municípios abrangidos pelo programa, que representam aproximadamente 11 milhões de habitantes e uma área de 200 mil km2”, descreve o site do programa.