21/09/2023 às 09:58, Atualizado em 21/09/2023 às 11:21

Dia da Árvore: Departamento de Meio Ambiente de Batayporã destaca projetos para a comunidade

Celebrada nesta quinta-feira (21), data destaca importância da preservação da flora e chama a atenção para um olhar integral sobre os recursos naturais

Revitalizado, Viveiro conta com mudas disponíveis para projetos da Prefeitura e solicitações da comunidade. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Espaços públicos bem cuidados valorizam flora local. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Nesta quinta-feira (21), é celebrado o Dia da Árvore. A data visa conscientizar sobre os impactos do desmatamento e a necessidade de se preservar os recursos naturais. Nesse contexto, o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã destaca uma série de ações adotadas com ênfase na flora local.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Claudir Morais (Dinho Car), há dois focos de trabalho: educação ambiental e valorização e preservação das espécies nativas. “Para que as ações sejam efetivas, procuramos ter uma visão de complementaridade. Não existe preservação sem educação”, avaliou o gestor.

Uma das principais frentes do departamento no que tange à valorização da flora é a revitalização do Viveiro Municipal. Atualmente, o local dispõe de mais de 860 mudas arbóreas, que estão à disposição para projetos da Prefeitura e solicitações da comunidade. Mas essa realidade é recente: a manutenção da estrutura, o plantio e o cultivo das mudas têm sido intensificados desde 2021.

“Não tínhamos essa variedade antes. Foi um trabalho de formiguinha, com muita dedicação dos servidores. Inclusive, hoje já recebemos doações da população. Nessa semana mesmo, recebemos mudas de abacate e outras espécies nativas. Essa contribuição é gratificante”, acrescentou o diretor.

Parceria com a Secretaria de Educação mobiliza projetos nas escolas. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.
Crianças celebram temas de preservação durante abertura do Mês do Meio Ambiente 2023. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Licenciado em Biologia e responsável por maior parte das ações de educação ambiental da Sodeta, o assessor Douglas Leite também comentou as ações. “Precisamos de uma visão interdisciplinar. Não é um trabalho isolado. As parcerias são fundamentais. Mobilizamos a Educação, que também tem uma série de projetos em todas as escolas, com destaque para a culminância da Semana do Meio Ambiente, a Saúde, que engaja a rede por meio dos agentes comunitários e leva os temas ambientais à população, parcerias público-privadas, etc...”, explicou Leite.

Outra intervenção educativa é o projeto Sombra e Água Boa. A conta no Instagram (@sombraeaguaboa) reúne informações sobre a flora e corpos d’água locais. A iniciativa visa difundir o conhecimento sobre a natureza do município. O nome do perfil faz alusão à vegetação e ao significado do nome Batayporã, que do guarani é traduzido como “água boa do Bata”.

Doação de mudas na Feira Municipal atrai moradores e difunde espécies nativas. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Segundo o assessor, a composição vegetal pode passar despercebida e a ideia do projeto é valorizar as espécies presentes no município. O diferencial está nas dicas de manejo e preservação. “Nós repassamos instruções sobre como cuidar de cada espécie. Acreditamos que as pessoas possam se motivar a tratar melhor das árvores e plantas. As publicações ajudam ainda a criar um acervo sobre a vegetação local”, contou.

Para o titular da Sodeta, Renam Bom, os projetos convergem na política da Administração de valorizar os recursos naturais do município. “Como já mencionamos, é uma gestão integrada. Meio ambiente pressupõe educação, saúde, infraestrutura, lazer. Uma coisa não se desliga da outra. Se temos espaços públicos saudáveis, se temos coleta seletiva, se pensamos no controle de endemias e zoonoses, se promovemos a conscientização, tudo isso é gestão ambiental”, finalizou o secretário.