11/08/2023 às 09:29, Atualizado em 11/08/2023 às 09:34

Sodeta recolhe cerca de 1,5 tonelada de pneus em Batayporã e encaminha carga para destinação final correta

Ação executada pelo Departamento de Meio Ambiente visa auxiliar comerciantes no descarte adequado do material e contribui com a prevenção da dengue

Para evitar contaminação ambiental e proliferação de doenças, material é encaminhado à empresa de reciclagem. Foto: Ana Carla Barbosa - Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã realizou na última quinta-feira (10), o envio de aproximadamente 1,5 tonelada de pneus para uma empresa especializada em reciclagem. O material foi recolhido em borracharias e oficinas mecânicas, além dos pontos de coleta estabelecidos pelo Departamento de Meio Ambiente durante campanhas.

A ação visa auxiliar a população a fazer o descarte adequado e também previne a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outros vetores de doenças. “Nós auxiliamos com essa coleta porque nem todos têm a oportunidade de fazer a destinação final correta, que conforme legislação, é uma obrigação ser organizada pelos fabricantes de pneus”, explicou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Claudir Moraes (Dinho Car).

A Administração entende que a ação contribui com a comunidade. “Nossa intenção é tornar a logística mais fácil, já que temos a oportunidade de articular a coleta e o envio para reciclagem. Sem contar que é do interesse de todos termos a cidade mais limpa, sem os transtornos que o descarte de pneus a céu aberto pode causar, como a criação de focos do mosquito da dengue e a contaminação do solo e água”, finalizou o diretor.

Trabalhadores organizam carga para transporte. Foto: Ana Carla Barbosa - Prefeitura de Batayporã.

A resolução n° 416, de 30 de setembro de 2009, do Conselho Nacional de Meio Ambiente, dispõe que fabricantes e importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2 kg são obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus. A norma, inclusive, pauta o artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que "fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus, deverão implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos".

Segundo a Sodeta, a coleta de pneus em borracharias e outros estabelecimentos comerciais será desempenhada mensalmente. A orientação é para que os comerciantes armazenem o material em local seco e coberto até o recolhimento. A população que tiver pneus armazenados em casa pode articular junto à secretaria o descarte correto. Mais informações podem ser fornecidas por meio do telefone 67 3443 1606. O horário de atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.