23/10/2023 às 12:21, Atualizado em 23/10/2023 às 13:26

Visita técnica destaca dinâmica da coleta seletiva e descarte de rejeitos em Batayporã

Trabalho de educação ambiental é realizado pelo Departamento de Meio Ambiente da Sodeta junto a adolescentes do Projeto Geração Jovem

Grupo registrou fim da visita na área de transbordo dos rejeitos domésticos. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Nesta segunda-feira (23), o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã promoveu visita técnica com 15 estudantes do projeto Geração Jovem, ligado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes. A turma conferiu de perto a dinâmica de coleta seletiva e de descarte de rejeitos realizada no município.

Conforme explicou o diretor do departamento, Claudir Morais, a visita integra as atividades de educação ambiental conduzidas pelo assessor especial Douglas Leite. “É uma das frentes de conscientização que adotamos. A educação entre os mais jovens é fundamental, pois eles já vão adquirindo novos comportamentos e repassam o aprendizado para os mais velhos”, analisou.

O grupo visitou a área em que é feita a seleção dos recicláveis. No local, que fica situado no antigo “lixão”, atualmente desativado, materiais como papel, plástico e metal passam por triagem e são organizados por um grupo de catadoras, que realiza a venda dos mesmos. O serviço de coleta seletiva foi iniciado neste ano. Até então, rejeitos e lixo reciclável eram coletados e descartados juntos.

Organização do material para reciclagem foi conferida pelos estudantes do Geração Jovem. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Catadora há 14 anos, Clarice Pereira dos Santos foi uma das trabalhadoras que conversaram com os visitantes. Ela enfatizou a relevância da coleta seletiva. “As coisas melhoraram muito. Antes, chegava tudo misturado aqui para a gente. Vinha de tudo: sujeira, papel higiênico, até bicho morto. Hoje está muito fácil”, relembrou.

Após a triagem, o grupo de aprendizes se deslocou para a área de transbordo dos rejeitos domésticos, no aterro sanitário em adequação, localizado às margens da rodovia MS-276. Por lá, containers recebem os rejeitos e são transportados para correta destinação final em uma unidade de tratamento no município de Dourados. O serviço é terceirizado e evita problemas como queimadas, acidentes e infestação de insetos e animais peçonhentos na área.

Processo contínuo

Segundo Douglas Leite, a visita torna mais didático o processo de conscientização. “É importante envolver os adolescentes e mostrar que há pessoas que são beneficiadas diretamente com a reciclagem. Isso nos sensibiliza para realizar a separação dos recicláveis e dos rejeitos em casa”, ressaltou. O servidor também esclareceu questões técnicas, como preservação do solo e água, controle de vetores e equilíbrio ambiental.

Há 14 anos trabalhando com reciclagem, Clarice expôs sua experiência e listou melhorias proporcionadas pela coleta seletiva. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Conceitos e procedimentos foram apontados de forma prática aos estudantes. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

O titular da Sodeta, Renan Bom, finalizou a atividade destacando a colaboração da comunidade para o aprimoramento do serviço. “Já temos conseguido ótimos resultados, mas a seleção ainda precisa melhorar. Ainda tem chegado muito reciclável junto com os rejeitos. É nosso papel incentivar a separação do lixo”, afirmou aos estudantes.

Serviço

A equipe responsável pela coleta seletiva em Batayporã trabalha conforme o seguinte cronograma: terça-feira (Centro); quarta-feira (vilas); quinta-feira (Centro); e sexta-feira (vilas). Nesses dias, o lixo reciclável deve ser disposto para a coleta em sacolas separadas.