14/02/2024 às 11:30, Atualizado em 14/02/2024 às 12:33

Batayporã inicia vacinação contra a dengue nesta quinta-feira (15)

Crianças de 10 e 11 anos são o primeiro grupo a ser vacinado; imunização será ofertada na ESF Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30

Imunizante faz parte do Programa Nacional de Imunização e vacinação deverá incluir mais grupos progressivamente. Foto: Agência Brasil/Divulgação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã inicia a imunização contra a dengue nesta quinta-feira (15). O primeiro grupo a ser vacinado são crianças de 10 e 11 anos, que devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. É preciso comparecer à Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

A vacina QDenga é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março de 2023 e já integra o Programa Nacional de Imunização (PNI). Embora outros imunizantes já estejam liberados no País, a QDenga é a primeira a ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais adiante, a imunização irá abranger outros públicos. “A vacina é recomendada para uma ampla faixa etária, que inclui pessoas com até 60 anos. Porém, a organização dos chamados se dá conforme a distribuição pelo Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Por enquanto, devemos nos concentrar nas metas do primeiro grupo, que são as crianças”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha.