30/05/2018 às 14:59, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Campanha de vacinação contra gripe H1N1 é prorrogada

Em Batayporã, doses estão disponíveis na Sala de Vacinação

Até o momento, Município atingiu 78% da meta.  Foto: Assessoria PMB

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã confirmou que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 (gripe) foi prorrogada até o dia 15 de junho, pelo Ministério da Saúde.

A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus. Na rede pública, é direcionada a grupos prioritários que abrange crianças entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos e 11 meses), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, presos, funcionários do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, indígenas e para aqueles que já foram submetidos a transplante.

A imunização segue na Sala de Vacina, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. A vacina do tipo trivalente é eficaz e garante imunidade contra H1N1, H3N2, bem como um dos tipos da Influenza B.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Keity Marielle Alberto Rodrigues, o município atingiu a meta de vacinação para o público de puérperas e professores.

Dos demais grupos prioritários, as gestantes têm, até o momento, a maior cobertura: 83,62% já se vacinaram. Entre os idosos, o alcance é de 79,82% e, entre as crianças, de 78,13%. Os que menos se vacinaram foram os trabalhadores de saúde, com 65,98% de cobertura.

“Nossa meta é alcançar 90% do público-alvo, e até o momento 78,50% receberam a dose da vacina. Estamos empenhados em atingir o objetivo, mas precisamos do apoio de todos. É importante que as pessoas incluídas nos grupos prioritários sejam imunizadas todos os anos, porque os subtipos dos vírus variam ano a ano”, ressaltou a secretária de Saúde, Marcela Leite.

Sala de Vacina - O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição, como o cartão do HiperDia ou encaminhamento do médico da unidade de saúde.