11/08/2023 às 10:23, Atualizado em 11/08/2023 às 10:40

Prefeitura, Senar e Sindicato Rural vão garantir mutirão médico e odontológico

População será direcionada dentro das vagas pela ESF de referência; atendimentos com dentista estão programados entre os dias 15 e 19 de agosto e consultas de especialidades médicas serão realizadas no dia 19

Ação é promovida por meio dos programas ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ e ‘Sorrindo no campo’. Foto: Arquivo Sistema Famasul.

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é parceira dos programas ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ e ‘Sorrindo no campo’, realizados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural, com apoio do Sistema Famasul. Juntas, as instituições irão promover atendimentos odontológicos gratuitos entre os dias 15 e 19 de agosto, e consultas em seis especialidades médicas no dia 19.

A população será encaminhada previamente pela ESF (Estratégia de Saúde da Família) de referência. A previsão é de que sejam realizados cerca de 300 atendimentos ao longo das referidas datas. As equipes dos programas irão atender na ESF Santa Luzia e também contarão com apoio do Centro de Saúde Rosa Petronília.

Segundo o mobilizador do Senar em Batayporã, Vanderlei Freitas, é fundamental que o público seja orientado pela equipe das ESF. “Nos dias de atendimento, haverá poucas vagas de encaixe. A prioridade são as pessoas já encaminhadas pela Secretaria de Saúde, pois o objetivo do programa é apoiar o município e ajudar a diminuir a demanda por consultas odontológicas e de especialidades médicas”, destacou.

Além dos atendimentos com dentistas, estão previstas consultas médicas de urologia, ginecologia, dermatologia, pediatria e oftalmologia. A secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, explicou que há um trabalho de triagem antes da ação. “Nossas equipes já estão fazendo um mapeamento dos pacientes prioritários conforme o número de vagas para cada especialidade. Isso é importante porque também já estamos providenciando exames nos casos necessários”, detalhou a gestora.