03/09/2018 às 13:12, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Profissionais da Saúde passam por capacitação

Com o objetivo de fomentar a gestão na área da saúde e, consequentemente, qualificar o atendimento para os usuários da rede, a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã tem investido em capacitação.

Na última semana, foi realizada uma oficina envolvendo enfermeiros, dentistas, auxiliares, agentes comunitários e demais profissionais da saúde para a implantação de ações de Educação Permanente (EP).

A oficina foi conduzida pelas psicólogas Mirian Teixeira e Ciane Rodrigues, facilitadoras do programa de Educação Permanente, que trabalharam várias dinâmicas e também o conceito da Educação Permanente em Saúde, como forma de incentivar e orientar sobre a importância que o projeto tem no serviço.

A titular da pasta, Marcela Leite, explica que o programa de Educação Permanente é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para formação e o desenvolvimento dos trabalhadores, bem como a qualificação da Atenção Básica.

Fotos: Assessoria PMB

“Saúde só se melhora com gestão e capacitação. É perceptível que a Educação Permanente busca estabelecer possibilidades de transformação, visualização, de ampliação e valorização dos conhecimentos do coletivo, sendo, portanto, uma ponte para que os trabalhadores da saúde se percebam como cidadãos e possam assumir maior controle sobre o processo de trabalho”, informou a secretária.

Para Marcela, as ações em EP contribui tanto para a melhora do atendimento quanto para o enriquecimento do conhecimento dos profissionais, uma vez que é uma forma de aprofundarem e nivelarem os assuntos relacionados. “Melhorar o atendimento na rede básica é fundamental para o bom andamento da saúde”, ressaltou.

Cuidando do Cuidador – A Secretaria Municipal de Saúde já implantou o projeto “Cuidando do Cuidador”, com ênfase na saúde do trabalhador visando a melhoria da qualidade do serviço que é ofertado a população, constituindo-se em um instrumento pedagógico da transformação do trabalho e do desenvolvimento permanente dos trabalhadores nos planos individual e coletivo.