23/12/2019 às 12:40, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Saúde de Batayporã reforça alerta para combater mosquito Aedes aegypti

Foto: PMB/SMS

Com o período chuvoso deve-se redobrar a preocupação com os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. Em Batayporã, a Prefeitura Municipal, por meio da Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando o trabalho.

Mas, apesar das equipes estarem diariamente nas ruas, o alerta é para que a população contribua, fazendo sua parte colaborando com as ações de prevenção e combate ao mosquito. Devem ter atenção redobrada os moradores da área central, principalmente das ruas José Antônio Mourão, Jair Abranches Mella, Elpídio Lucas Arantes, Jonas Pedro Nunes, Oraciano Gomes, Luiz Antônio da Silva, Arlindo Ramos, Isaias Inácio de Almeida, e avenidas Brasil e Mustafá, aonde estão concentrados o maior número de focos encontrados do aedes.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, vêm realizando mutirões de limpeza para combater o mosquito através do controle mecânico, que é a única ferramenta de prevenção disponível no momento, uma vez que o Ministério da Saúde não tem repassado o inseticida utilizado no combate ao Aedes aegypti.

Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária e Entomológica, Anderson Tolotti, somente o Ministério da Saúde regula a distribuição do inseticida, sendo vedada a aquisição na esfera municipal, já que o produto deve ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Gestora em Saúde, Marcela Leite, ressaltou que é realizado um trabalho contínuo de combate ao Aedes, no entanto, a Secretaria busca conscientizar a população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

“Mesmo com os serviços contínuos dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, ainda assim é preocupante a disseminação do mosquito, que hoje é encontrado em larga escala principalmente na área central da cidade. Com a chegada dos dias chuvosos essa proliferação aumenta mais ainda. Por isso, pedimos que a comunidade também se engaje neste combate ao mosquito”, alerta.

Marcela relatou que o município tem um índice de infestação crescente e não pode deixar isso acontecer. “É extremamente importante que estejamos unidos nessa luta, pois estamos trabalhando intensamente no combate do mosquito Aedes aegypti”, frisou.