11/01/2024 às 10:45, Atualizado em 11/01/2024 às 11:55

Batayporã inicia dia 15 emissão do novo RG Nacional; 1ª via é gratuita

Novo modelo unificado pode ser solicitado sem custos mesmo para quem já tem RG; orientação é para que pessoas com documento com mais de 10 anos agilizem a substituição

Divulgação

O Posto de Identificação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em Batayporã inicia na próxima segunda-feira (15), os atendimentos para emissão do novo RG Nacional. A nova carteira de identidade agora é unificada em todo o País por meio do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Inicialmente, pessoas sem nenhuma via ou com o RG desatualizado há 10 anos são prioridade, mas a solicitação pode ser feita sem custos por qualquer pessoa.

“Mesmo quem tem RG atualizado pode solicitar o novo documento unificado de forma gratuita. Porém, a normativa é para que aquelas pessoas com o RG desatualizado se adequem rapidamente. Com o novo modelo, diversos órgãos públicos e até mesmo a iniciativa privada, deixarão de aceitar documentos antigos”, explicou a servidora responsável pelo Posto de Identificação, Kênia Rosso. O agendamento deve ser feito pela internet no site da Sejusp - https://servicos.sejusp.ms.gov.br/.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), "o documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil".

Ainda conforme o MGI, cerca de 3 milhões de brasileiros já emitiram a Carteira de Identidade Nacional. O procedimento é menos burocrático e evita a conhecida multiplicidade de registros, já que, anteriormente, era possível que um mesmo cidadão emitisse RG em vários Estados com números diferentes.

Outro diferencial está na possibilidade de inclusão de mais documentos e informações no RG, como reservista, cartão do SUS, tipagem sanguínea, dentre outros. “Mas esses dados irão constar apenas na versão digital da carteira”, complementou Kênia.

Atendimento em Batayporã

O Posto de Identificação de Batayporã está localizado na sede do Cras. O horário de atendimento vai das 7h às 12h e das 13h às 16h. Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional é preciso apresentar foto 3X4 recente, certidão de nascimento (no caso de solteiros), certidão de casamento (para casados, divorciados, viúvos, etc...) e CPF. Mais informações podem ser consultadas por meio do telefone 67 3443 1597.