Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

16/06/2023 às 16:26, Atualizado em 16/06/2023 às 16:44

13ª Conferência de Assistência Social de Batayporã destaca protagonismo dos municípios no fortalecimento do SUAS

Financiamento, autonomia para gestão dos recursos e continuidade de projetos foram destacados por representantes locais

Cb image default
Salão do Conviver esteve lotado durante o evento. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Nesta sexta-feira (16), Batayporã promoveu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. As atividades ocorreram no Centro de Convivência do Idoso Eliza Soares da Cruz, que esteve lotado com a presença de usuários do Sistema Único de Assistência Social, profissionais, gestores e representantes da comunidade.

A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo de proporcionar uma discussão ampla acerca do trabalho desenvolvido na área, além de alinhar metas e estratégias para o aprimoramento do SUAS. A plenária contou ainda com palestra da coordenadora da Escola do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Patrícia Borges Tenório Noleto. A profissional é assistente social especialista em Gestão de Políticas Sociais e mestre em Educação.

Foram elaboradas e avaliadas propostas de cinco eixos temáticos que contemplam as dinâmicas de atendimento e financiamento, sendo: I – financiamento e orçamento; II – controle social; III- articulação entre segmentos; IV – serviços, programas e projetos e; V- benefício e transferência de renda.

Cb image default
Prefeito Germino Roz destacou necessidade de financiamento com autonomia para os municípios sanarem demandas locais. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Secretária Maynara Wruck enfatizou atuação dos profissionais da Rede Socioassistencial na estruturação do SUAS. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

Na ocasião, os gestores reforçaram a necessidade de se apoiar políticas que permitam aos municípios expandirem seus mecanismos de atendimento. “Depois de anos sofrendo com cortes e um encolhimento das verbas, voltamos a ver um sinal positivo com recursos do Governo do Federal, porém, há finalidades muito específicas que precisamos respeitar. É o momento de ampliarmos a discussão e enfatizarmos que a vida acontece nos municípios. É na localidade, diante das próprias demandas de cada região, que estão os maiores desafios”, analisou o prefeito Germino Roz.

A secretária de Assistência Social, Maynara Wruck reforçou a pauta e também destacou o empenho dos profissionais na estruturação do SUAS. “Nosso desafio é desempenhar ações que garantam a continuidade desse trabalho, um projeto que permaneça e que seja aprimorado”, afirmou a gestora. A premissa foi endossada pela primeira-dama Thayse Melo e pela representante dos trabalhadores do SUAS, Letícia Giovanni, que compuseram a plataforma de autoridades juntamente com a representantes da política de assistência social, Deise Santana e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ingryt Karini.

Após conferência municipal, os delegados eleitos para representar Batayporã deverão apresentar na conferência regional as propostas idealizadas. As regionais estão previstas para agosto deste ano e antecedem a realização da Conferência Estadual de Assistência Social. No caso de Batayporã, a referência para a etapa regional é o município de Três Lagoas.

Cb image default
Usuários do SUAS, técnicos e representantes da comunidade debateram propostas. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Patricia Noleto foi a palestrante convidada e compartilhou experiências da Escola do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso do Sul. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.