22/08/2023 às 11:44, Atualizado em 22/08/2023 às 12:06

Parceria entre Prefeitura, Senai e Frigorífico Zanchetta promove curso com nova turma do Jovem Aprendiz em Batayporã

Gestores saudaram ingressos e repassaram orientações do programa durante acolhida aos alunos, que terão formação em Auxiliar de Produção enquanto adquirem experiência no mercado de trabalho

Gestores deram  boas-vindas aos alunos e destacaram oportunidade de aprendizagem e inserção no mercado de trabalho. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Coordenadora pedagógica do Senai, Taís Gimenez, destacou parceria para promoção da qualificação profissional. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

Na última segunda-feira (21), alunos trabalhadores do Programa Jovem Aprendiz em Batayporã participaram de atividade de acolhimento à nova turma, que é orientada por meio de parceria entre a Prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Frigorífico Zanchetta Foods. O intuito foi repassar orientações aos participantes, distribuir o material de apoio e explanar a metodologia de formação.

Conforme informou a responsável pelo programa na Secretaria Municipal de Assistência Social, Eliane Alves Costa, 24 jovens, entre 15 e 18 anos, terão formação de mais de 800 horas no curso de Auxiliar de Produção. As atividades de aprendizagem serão mediadas pelo Senai e os jovens serão inseridos no ambiente de trabalho através da experiência no frigorífico Zanchetta.

“A contratação já foi formalizada pela indústria com a garantia de todos os direitos trabalhistas da modalidade previstos em lei. Esses jovens terão um período de estudos, com as atividades do curso, e um período de trabalho, no frigorífico, sempre com a devida supervisão profissional”, explicou a coordenadora.

Prefeito Germino e gerente Genival Júnior ressaltaram vivência prática que o programa proporciona. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Durante o acolhimento, o prefeito Germino Roz, a titular da Assistência Social, Maynara Wruck, a coordenadora pedagógica do Senai, Taís Caetano Gimenez, a supervisora de Recursos Humanos, Nair Kumiko Nasu, e o gerente industrial da unidade local do Zanchetta Foods, Genival Júnior, deram as boas-vindas aos alunos e enfatizaram as oportunidades do programa.

“Vocês estão tendo uma chance de já começar avançando uma fase, porque terão a oportunidade de estudar e conhecer enquanto aprendem de modo prático já dentro do mercado de trabalho. Isso é acessar a empresa pela porta da frente, com todo o amparo técnico. Poucas pessoas podem começar a vida profissional assim”, disse o prefeito Germino.

O gerente Genival Júnior, que é egresso do programa, compartilhou sua experiência. “No início da minha caminhada, eu vi uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Foi um grande processo. São 25 anos de carreira, mas eu comecei como jovem aprendiz. Hoje vocês estão tendo a mesma oportunidade, que é ter uma experiência com profissionais de alta performance”, contou Júnior.

Jovem Aprendiz em Batayporã

Além da turma orientada pelo Senai e Zanchetta Foods, a Prefeitura de Batayporã mobiliza turmas do Jovem Aprendiz por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Usina Laguna. No caso, os jovens trabalhadores adquirem formação em Administração Rural. A disponibilidade de turmas depende da solicitação das empresas, que estabelecem convênio com o programa.