27/11/2018 às 11:07, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

SCFV desenvolve projeto em combate ao bullying

O bullying tem sido um tema preocupante nos últimos tempos. As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima, e tendem ainda a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo.

Pensando nessa problemática, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 3 a 14 anos, está desenvolvendo o projeto “Com bullying não se brinca!”. A iniciativa visa estimular hábitos de convivência harmoniosa, pacífica e respeitosa, bem como colaborar para a redução de incidentes causados pelo bullying, que são caracterizados por atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo causando dor e angústia.

Uma atividade realizada na última sexta-feira (23), direcionada às crianças assistidas pelo Serviço, pais e responsáveis, para proporcionar a reflexão sobre as causas e consequências do bullying foi a tônica do projeto.

Na oportunidade, a Cabo PM Márcia Breguedo conversou com os participantes sobre os tipos de violência contra a mulher. Atividade inserida na campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Na sequência, a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Roseni de Albuquerque, abordou sobre a temática do projeto. Com uma linguagem apropriada para o entendimento do tema, as crianças puderam compreender que a base para uma vida social se dá no respeito à dignidade e diferenças.

Após as palestras, crianças, pais e responsáveis participaram de uma sessão de cinema do filme "Extraordinário", com direito a pipoca e refrigerante. Foi um momento de reflexão, já que a obra trata em seu enredo de elementos condizentes com a realidade no que se refere à prática do bullying, ou seja, a aversão ao diferente.

Além de emocionar os presentes, o filme provocou inúmeras sensações e reflexões, e estimulou especialmente o pensar sobre a essência humana.

A atividade foi encerrada com a entrega de pipocas gourmet, preparadas pela equipe do SCFV.

Fotos: Assessoria PMB