03/02/2021 às 18:40, Atualizado em 04/02/2021 às 08:31

NOTA DE ESCLARECIMENTO: óbito de mulher de 58 anos

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã informa que acompanha a investigação acerca da causa de falecimento de uma mulher de 58 anos durante esta quarta-feira (03).

Informa-se ainda que a vítima acionou serviço médico de urgência. Ao constatar pulsação baixa, a equipe de atendimento a encaminhou imediatamente ao Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina.

Ciente de que a vítima teve contato com pessoa portadora de Covid-19, o Hospital Regional realizou coletas para teste rápido e método swab. A unidade comunicou resultado positivo do teste rápido. Todavia, o exame por swab deverá ser confirmado em até três dias pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Por este motivo, o caso é registrado como suspeito conforme os protocolos de notificação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS).

A vítima já estava sob monitoramento da rede municipal de Saúde desde o último dia 30 de janeiro e não relatou sintomas da doença à agente comunitária de endemias responsável pelo acompanhamento. A profissional realizava contatos telefônicos com a família da vítima sistematicamente.

Quando do conhecimento de que a vítima apresentou vômito e diarreia no período da manhã, a orientação foi para que a mesma se encaminhasse ao atendimento no Centro de Triagem para Covid-19, o que não ocorreu.

Tão logo o Lacen comunicar o resultado do exame, a Secretaria de Saúde promoverá mais esclarecimentos. Destaca-se que as informações por ora fornecidas respeitam os protocolos de notificação e, principalmente, a privacidade da vítima e sua família.