Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

07/04/2022 às 08:12, Atualizado em 07/04/2022 às 12:57

Prefeitura decreta situação de emergência e irá ressarcir famílias prejudicadas por enchente

Executivo irá empregar recursos próprios para assistir moradores que sofreram perdas materiais durante chuva intensa

Cb image default
Prefeito Germino Roz afirmou durante pronunciamento que o Município não necessitou solicitar recursos ao Estado e à União.

A Prefeitura de Batayporã publicou nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o decreto municipal n. 33, de 6 de abril de 2022. A normativa declara situação de emergência devido ao volume das chuvas intensas registradas na última segunda-feira (4), de cerca de 140 milímetros. Segundo o prefeito Germino Roz, o Executivo irá assistir com recursos próprios à população prejudicada pela enchente.

De acordo com descrição do Parecer Técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a chuva “atingiu fortemente a zona urbana, ocasionando inundações em residências e prédios comerciais, com perdas de móveis e eletrodomésticos, transbordamento da Lagoa do Sapo, que não suportou o volume das águas recebido, acúmulo de lixo em ruas e avenidas, bem como danos em veículos que ficaram alagados nas adjacências da lagoa, resultando em sérios danos”.

Em pronunciamento, o prefeito informou que as equipes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente realizaram levantamento junto aos moradores para averiguar os prejuízos. “Nossos profissionais fizeram a visitação in loco e levantaram tudo que as pessoas perderam. Nesse sentido, o decreto vem nos auxiliar para fazer a aquisição desses itens às famílias. Não vamos solicitar recursos nem para o Estado, nem para a União. Graças a Deus, conseguimos custear essa ação aqui pela Prefeitura de Batayporã”, detalhou Germino.