16/08/2022 às 09:50, Atualizado em 16/08/2022 às 10:17

Batayporã abre cadastro do Lote Urbanizado; sorteio está previsto para o dia 8 de setembro

Interessados que se enquadram no perfil do programa devem comparecer ao Setor de Habitação até o dia 5 de setembro. Serão disponibilizados 16 lotes e a seleção das famílias contempladas será realizada pela Agehab

Contemplado constrói a própria moradia a partir do lote já estruturado. Foto: Agehab

A Prefeitura de Batayporã, por meio do setor de Habitação da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, está com inscrições abertas para o Programa Lote Urbanizado, desempenhado em parceria com a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab).

Para se inscrever, é preciso ter renda familiar de até R$ 4.685,00. São 16 lotes disponíveis e o sorteio está previsto para o dia 8 de setembro. Interessados, devem comparecer para cadastro habitacional até o dia 5 de setembro portando rg, cpf, título de eleitor, carteira de trabalho, holerite, comprovante de residência e folha resumo do Cras.

Conforme explicou a coordenadora do setor de Habitação, Franciele Farias Duarte, o sorteio será realizado pela Agehab. “Nós, aqui no município, somos responsáveis pelo cadastro e encaminhamento das informações dos candidatos. Toda a seleção é feita pela Agência de Habitação, bem como o sorteio, que está marcado para às 9h, em Campo Grande. Os meios de transmissão ainda serão confirmados”, detalhou Franciele.

Lote Urbanizado

O Programa Lote Urbanizado funciona por meio de cooperação entre Estado e Prefeitura. Além do cadastro e encaminhamento dos candidatos, o município realiza a doação do terreno, que deve estar com a infraestrutura adequada, como as ligações para água, esgoto e energia elétrica. Com essas etapas regularizadas, cabe à Agehab selecionar os contemplados, edificar a base e primeira fiada de tijolos. A partir daí, o beneficiário deverá concluir a construção da moradia.

O prefeito de Batayporã, Germino Roz, ressaltou que a articulação para a adesão ao programa foi iniciada ainda em 2021. “Trata-se de uma força-tarefa entre a Prefeitura e a Agehab através de uma série de processos, que vão desde a regularização das áreas até a apreciação do Legislativo, que aliás, sempre nos deu suporte com esse projeto. Estamos começando com 16 terrenos, mas devemos sempre pensar que serão 16 novas moradias, 16 famílias com casa própria e em breve conseguiremos ampliar o Lote Urbanizado em Batayporã”, relembrou o gestor.