03/04/2024 às 10:47, Atualizado em 03/04/2024 às 10:52

Educação ambiental: Batayporã integra projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente

Certificação do Ministério do Meio Ambiente facilita processos para o município. Secretário e assessor da Sodeta detalharam iniciativa. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Batayporã foi selecionada para compor o projeto Salas Verdes, iniciativa com foco na educação ambiental promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Agora, o município comporta a sala 'Sombra e Água Boa', que deverá potencializar as intervenções educativas e garantir mais apoio às ações locais por meio da certificação do Governo Federal.

A adesão ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), que enviou a proposta ao MMA. "Nós já trabalhamos uma série de ações de educação. Porém, nos concentramos na descrição dessas intervenções, além de formularmos novos objetivos e estratégias. Fomos aprovados sem ressalvas, o que é muito gratificante", explicou o biólogo Douglas Leite, assessor especial da pasta.

Com a inclusão de Batayporã no Projeto Salas Verdes, a comunidade local terá acesso a uma série de atividades educativas, capacitações e projetos voltados para a conservação dos recursos naturais. Também serão implementadas ações para o fortalecimento da gestão ambiental no município, visando a promoção do desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

"Em termos de certificação, essa adesão é muito importante porque nos ajuda a pleitear recursos e desburocratizar uma série de processos, já que nossas ações estão cadastradas junto ao Ministério", complementou o secretário Renan Bom.

Salas Verdes

De acordo com o Governo Federal, "o Projeto Salas Verdes tem como objetivo incentivar a implantação de Salas Verdes para atuarem como centros de informação e formação ambiental, em consonância com as diretrizes prioritárias do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA)."

Outros benefícios do projeto elencados pelo MMA são "a credibilidade e fortalecimento de atuação no território. Além disso, facilita a articulação e o estabelecimento de outras parcerias para a realização local de atividades de educação ambiental e cidadania, promovendo maior visibilidade à Sala Verde. O apoio institucional do MMA colabora com o engajamento das organizações e indivíduos com as Salas Verdes, melhorando suas capacidades executoras e seus resultados alcançados."