04/04/2024 às 11:33, Atualizado em 04/04/2024 às 11:49

“Aluno Imunizado”: campanha em Batayporã incentiva vacinação e promove sorteio de brindes

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde têm visitado escolas e conferido cadernetas; estudantes com a imunização em dia concorrem a pequenos prêmios

Carteirinha de vacinação em dia garante participação dos alunos em sorteio. Foto: Secretária Municipal de Saúde de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã aderiu à campanha ‘Aluno Imunizado’, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS) e que visa garantir a atualização vacinal de crianças e adolescentes. Profissionais têm visitado as escolas estaduais e municipais em horários estratégicos para orientar a comunidade. Pais e estudantes são convidados a garantir que as cadernetas de vacinação dos aprendizes estejam em dia.

O diferencial está no incentivo: brindes especiais foram confeccionados e irão proporcionar um atrativo a mais para a ação. Nécessaires e squeezes, os conhecidos estojos e garrafinhas personalizados da campanha, serão sorteados entre quem está com a carteirinha de vacinação regular.

A dinâmica é simples e conta com o apoio da gestão escolar. “A escola avisa para que os pais compareçam com as cadernetas de vacinação nos horários de entrada dos alunos. Nesse momento, nossa equipe confere as carteirinhas e faz orientações. Quem está em dia, já tem o nome anotado para sorteio. Quem precisa se vacinar, recebe uma orientação para procurar a Sala de Vacina e concorre apenas quando apresenta a caderneta em dia na escola”, explicou a enfermeira coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha.

As profissionais já visitaram parte das turmas nas escolas Benedita Figueiró de Oliveira, Jan Antonin Bata e Luz do Amanhã (Apae). O cronograma segue com visitas programadas nas escolas Shiozo Takahashi, Braz Sinigáglia e Anízio Teixeira da Silva e um retorno à Escola Jan. “Inclusive, pedimos para que os pais ou responsáveis se adiantem e levem as crianças e adolescentes para vacinação. Assim, quando verificarmos, já estarão em dia”, complementou a enfermeira.

Vale ressaltar que o sorteio dos brindes está previsto para o fim das visitas a todas as escolas. A ideia é garantir que o maior número possível de estudantes participe. Sobre a vacinação, no momento, o serviço está concentrado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Vacinação contra a dengue e influenza

A Rede Municipal de Saúde também destaca as campanhas de vacinação contra a dengue e contra a influenza (gripe). “Com relação à vacina da dengue, a procura de crianças e adolescentes está muito baixa. Precisamos conscientizar a população”, enfatizou Angela. A imunização está sendo ofertada para a faixa etária dos 10 aos 14 anos.

Já a vacina contra gripe abrange vários grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior (necessita de comprovação); povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros (necessita de comprovação); trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) (necessita de comprovação); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Além disso, a vacinação contra a Covid-19 está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos e para os grupos prioritários, que incluem idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas imunocomprometidas, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência para idosos (ILPI), pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas com deficiência permanente.