13/04/2020 às 13:32, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã implanta Centro de Triagem ao Coronavírus

Iniciativa visa oferecer um espaço exclusivo para atendimento de casos com sintomas de suspeita do Covid-19

A Prefeitura de Batayporã segue intensificando as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. A partir desta segunda-feira (13), o município passa a contar com um Centro de Triagem ao Coronavírus, que foi montado no complexo do Pronto Atendimento Médico (PAM) para atender pacientes sintomáticos graves.

O objetivo é oferecer um espaço exclusivo para atendimento de casos com sintomas de suspeita do Covid-19, em local adequado e separado para evitar a propagação de transmissão do vírus, como recomendação do Ministério da Saúde.

“A ideia é atuar com a máxima prevenção e assim evitar o trânsito de pacientes sintomáticos graves com outros pacientes que buscam as unidades de saúde por conta de outras comorbidades”, esclareceu a secretária de Saúde, Marcela Leite.

O espaço exclusivo terá atendimento das 7h às 19h, e um médico e enfermeiro farão o acolhimento, avaliando o quadro clínico de cada paciente. Os profissionais estarão utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs) para evitar o contágio do coronavírus.

“Ao adentar o CT o paciente será avaliado pelos profissionais que farão a triagem, classificando os sintomas e diante de suspeitas faremos a comunicação para o Hospital Regional de Nova Andradina, que é referência do município, de acordo com os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde ”, explicou a Secretária.

Com a implantação do Centro de Triagem, a Gestora em Saúde reforça para que as pessoas que apresentarem sintomas gripais graves não procurem as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Para o prefeito Jorge Takahashi, a implantação do CT demonstra a preocupação do Governo Municipal em oferecer a população uma organização de fluxo assistencial exclusivo para atenção aos casos suspeitos. “Que a população obedeça às medidas instituídas pelos Decretos Municipais para que a proliferação do vírus seja contida”, enfatizou o Chefe do Executivo.

Outra estratégia – Para a população será disponibilizado um canal para passar orientações de como proceder em caso de sintomas ou dúvidas, e direcionamento para o Centro de Triagem. O contato via telefone é o (67) 98472-3187.

Fotos: Aline Leão/Assessoria PMB

Atendimento nas ESFs – Diante da implantação do Centro de Triagem ao Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou mais uma vez o atendimento na rede para garantir a integridade de pacientes e profissionais da saúde.

Com a reorganização as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) passam a atender da seguinte maneira: as ESFs “Anorinda Marcelina” e “Santa Luzia” irão funcionar das 7h às 13h, e as ESFs “Sebastião Martins de Oliveira” e “Santo Antônio” das 13h às 19h. O atendimento na ESF “São Luiz” ocorre normalmente, das 7h às 13h.

No entanto, o atendimento médico das ESFs “Anorinda Marcelina”, “Sebastião Martins de Oliveira” e “São Luiz” serão referenciados para as unidades de saúde “Santa Luzia” e “Santo Antônio”.

Farmácia Básica – O horário de funcionamento da Farmácia Básica também foi alterado, seguindo o cronograma de atendimento das unidades de saúde. A iniciativa visa atender a demanda da comunidade que utiliza o serviço público de saúde, garantindo o acesso às medicações e tratamento adequado.