06/04/2020 às 20:06, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã registra segundo óbito pelo novo coronavírus

Informação foi confirmada no início da noite desta segunda-feira (6)

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

O município de Batayporã registrou a segunda morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pela secretária municipal de Saúde, Marcela Leite, no início da noite desta segunda-feira (6).

A Gestora em Saúde informou que o primeiro exame resultou inconclusivo. Nova coleta foi realizada e a contraprova testou positivo para Covid-19, sendo emitida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) no fim da tarde de hoje.

O segundo óbito, trata-se de uma mulher de 66 anos de idade, que estava internada há mais de dez dias no Hospital Regional de Nova Andradina. A aposentada apresentou sintomas após retornar de uma viagem feita para São Paulo. A vítima possuía um quadro de comorbidades e a saúde acabou se agravando após contrair o novo coronavírus.

Centro de Triagem - Diante da segunda morte por Covid-19, a secretária Marcela Leite afirmou que um Centro de Triagem será implantado no município para atender os pacientes sintomáticos graves. “Tomamos várias medidas para evitar a propagação do vírus, mas diante do segundo óbito iremos reforçar com a implantação de um espaço exclusivo para a triagem de pacientes sintomáticos graves. Dessa forma conseguiremos isolar nossas unidades de saúde, impedindo que esses pacientes tenham contato com demais usuários que buscam atendimento por outro motivo”, explicou.

Quanto aos pacientes sintomáticos leves, Marcela enfatizou que será disponibilizado um canal para que busquem orientações via telefone.

Boletim Epidemiológico - Conforme o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (6), Batayporã possuía dois casos em investigação, nove descartes e quatro testaram positivo. Porém, conforme resultado emitido pelo LACEN nesta tarde, um dos casos suspeitos teve confirmação para Covid-19, no qual foi a óbito.

A Secretária ressaltou ainda que dos quatro casos confirmados, todos seguem em isolamento domiciliar e estão se recuperando dos sintomas da doença.

Teste rápido – Marcela Leite informou ainda que o município irá contar com testes rápidos para a verificação de infecção pelo novo coronavírus. O teste detecta anticorpos e permite que se tenha um resultado em apenas 15 minutos.

A testagem será realizada prioritariamente nos profissionais que estão na linha de frente como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e policiais, já que uma pequena quantidade será fornecida ao município.

Consternação - O prefeito Jorge Takahashi reforçou que o isolamento social é uma das melhores formas de prevenção contra o novo coronavírus. “Pedimos incansavelmente para que as pessoas só saiam de casa se for extremamente necessário. Nossos heróis da Saúde e equipe de Governo estão trabalhando muito para evitar que notícias como essa aconteçam, mas só vamos vencer se a população nos ajudar nessa batalha”, afirmou.

O Chefe do Executivo também lamentou a morte da idosa e solidarizou com os familiares. “Em nome de minha família e de toda Administração Municipal, desejo aos familiares da idosa muita força para superar esse momento tão difícil. Nunca estamos preparados para esse tipo de notícia. Nesse momento, peço a Deus muita luz e serenidade para confortar o coração dos familiares e amigos”, externou.