Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

28/08/2018 às 13:48, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

ESF Anorinda Marcelina realiza ação de incentivo ao aleitamento materno

Iniciativa integra a campanha “Agosto Dourado”

Cb image default
Foto: PMB/SMS

A Estratégia Saúde da Família (ESF) Anorinda Marcelina realizou na última semana uma ação para incentivar e conscientizar as mamães sobre os benefícios proporcionados pelo aleitamento materno. A atividade faz parte da campanha “Agosto Dourado” e é uma estratégia para dar maior visibilidade ao tema junto às famílias.

Em uma roda de conversa, a enfermeira responsável pela unidade, Clariana Dalponti, orientou as puérperas e gestantes sobre a importância da amamentação até os seis meses de vida do bebê, cuidados com a alimentação e esclareceu os mitos e verdades sobre o aleitamento. Foi também um momento de troca de experiências com as mamães que estão amamentando.

“O leite da mãe possui anticorpos que protegem a criança contra doenças como diarreia e pneunomia, que são justamente uma das principais causas de mortalidade infantil. Quanto maior o período de tempo em que as crianças são amamentadas, maior a resistência delas às doenças”, informou a Enfermeira.

A atividade contou com a presença da coordenadora da Atenção Básica, Franciele Figueiredo, que reforçou a importância do gesto. “Além de ser fundamental para o crescimento do bebê, o aleitamento materno é um gesto de muito amor”, frisou.

Segundo a coordenadora, as equipes das unidades de saúde foram orientadas a difundir a ideia da campanha, esclarecendo dúvidas e incentivando a amamentação.

Benefícios - A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que até o sexto mês de vida os bebês tenham aleitamento materno exclusivo e em livre demanda. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Entre os inúmeros benefícios do leite materno, está o fortalecimento do sistema imunológico da criança e, consequentemente, maior resistência contra infecções, redução da desnutrição, de riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e obesidade. Ele é recomendado também como alimento complementar até os dois anos de idade.