26/06/2023 às 10:07, Atualizado em 26/06/2023 às 10:18

Na ESF Santa Luzia, Arraiá do Hiperdia recebeu mais de 150 pessoas

Ações diversas da equipe de atenção primária à saúde tiveram foco na prevenção e monitoramento da hipertensão e diabetes; equipe promoveu clima de festa junina para atrair o público

Decoração, comidas típicas e caracterização da equipe garantiram clima junino às atividades e motivaram participação da comunidade. Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, de Batayporã, realizou no último sábado (24) mais uma edição do Hiperdia, evento preventivo de educação em saúde com foco no cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a enfermeira Larissa Lima Ruiz, 155 pessoas foram atendidas durante a ação, que contou com estratégias diversificadas para mobilizar os usuários. Além dos principais procedimentos, como teste de glicemia, aferição da pressão arterial e pesagem, a população presente contou com palestra proferida pela médica da unidade, Scarlat Ohara Almeida, orientações com a equipe de combate às endemias e aula de zumba fitness com participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (Conviver).

Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Para motivar os usuários, a equipe da ESF Santa Luzia promoveu o clima de festa junina, com decoração, comidas típicas e caracterização dos servidores. “O empenho de todos foi fundamental. Também destaco a atuação dos agentes comunitários de saúde, que se esforçaram muito para que o convite chegasse a todos e arrecadaram doações para prepararmos os quitutes juninos”, avaliou Larissa.

O sucesso da programação ainda foi comentado pela secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches. “É gratificante ver o engajamento das equipes de atenção primária à saúde. Com dedicação e compromisso, temos elevado o nível da nossa assistência em saúde, o que, inclusive, pode ser verificado em nossos índices de desempenho. Mais do que isso, temos a adesão da comunidade, que é nosso objetivo”, relatou a gestora.