Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

19/08/2023 às 13:19, Atualizado em 19/08/2023 às 13:49

Parceria entre Prefeitura e Senar garante cerca de 400 atendimentos médicos e odontológicos

Mutirão com cinco especialidades foi mobilizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato Rural com apoio do Sistema Famasul

Cb image default
FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

Batayporã recebeu neste sábado (19), os programas ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ e ‘Sorrindo no Campo’, iniciativa promovida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sistema Famasul. A ação, que foi organizada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Centro de Saúde Rosa Petronília, garantiu cerca de 400 atendimentos médicos e odontológicos.

As consultas e procedimentos com dentistas foram ofertadas desde a última terça-feira (15), na unidade móvel do Senar. Já os atendimentos em urologia, oftalmologia, ginecologia, pediatria e dermatologia foram concentrados hoje. A população presente também contou com palestras sobre prevenção do câncer, orientações em saúde e pôde realizar a atualização de toda a caderneta vacinal com a equipe municipal de imunização.

O vice-prefeito Cacildo Paião representou o prefeito Germino Roz, que participa de agenda na Capital, e ressaltou o trabalho de parceria estabelecido com o Sindicato Rural, Senar e Sistema Famasul. “Não é de hoje que essas instituições contribuem muito com o município. Sempre temos muitas ações, como cursos e intervenções que auxiliam em diversas áreas. O mutirão de hoje é muito importante porque contribui com a Secretaria de Saúde nos ajudando a diminuir a demanda por consultas com especialistas”, descreveu Paião.

Cb image default
FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou da abertura do evento acompanhado do superintendente do Senar/ MS, Lucas Galvão. “São mais de sete anos de programa e mais de 30 mil atendimentos. A equipe é altamente qualificada e proporciona atendimentos muito importantes, principalmente no que diz respeito ao trabalho de prevenção ao câncer. O diagnóstico precoce é fundamental e salva vidas”, analisou Bertoni.

O presidente do Sindicato Rural de Batayporã, Altamir Ramos, o mobilizador Vanderlei Freitas, a secretária de Saúde, Franciele Cantadori, e os secretários Gabriel Boffo (Administração e Finanças), Luciane Caldeira (Governo) e Fernanda Scarlat (Educação), também destacaram a parceria. “A população ganha muito com os programas e a nossa rede teve um comprometimento muito grande no encaminhamento dos pacientes, suporte aos profissionais, coleta e disponibilização dos exames necessários”, ressaltou a titular da Saúde.

Atendimento atencioso e prevenção do câncer

A auxiliar de serviços gerais Marlene Pinheiro Bueiro, de 53 anos, foi uma das pacientes atendidas por médico oftalmologista. A especialidade é a mais concorrida do município. “Amei a consulta. O médico é super atencioso. Agora, eu vou trocar meus óculos, porque eu fiz recentemente, mas não em consultório. O grau estava baixo. A consulta foi muito boa”, descreveu.

Cb image default
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.
Cb image default
FOTO: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã

Já o aposentado José Dias Pereira, de 73 anos, foi o primeiro a ser atendido pelo médico dermatologista Juliano Barreto. Um incômodo com a pele na região do nariz motivou a procura pelo especialista. “Eu gostei muito da consulta. Como fico muito ao sol porque ainda cuido de umas roças, achei bom procurar o médico. Eu estava aguardando e a agente de saúde me encaminhou”, contou.

Segundo o médico, que integra a equipe do Senar há dois anos, o forte dos atendimentos em dermatologia é a pesquisa de câncer de pele e orientações à população. Para a sorte de José Dias, o incômodo não levantou suspeitas e requereu apenas medicação tópica e cuidados.

Os atendimentos de urologia e ginecologia também incluíram procedimentos de prevenção ao câncer, como teste rápido, com a coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado pelo Laboratório Municipal. O exame permite o rastreamento do câncer em homens assintomáticos. Já o público feminino, pôde contar com a coleta do Papanicolau, exame ginecológico preventivo ao câncer de colo do útero.