24/07/2023 às 12:39, Atualizado em 24/07/2023 às 12:40

Secretaria de Saúde de Batayporã alerta sobre aplicação de multa a proprietários de terrenos com focos de mosquito da dengue

Fiscalização continua promovendo notificações e tem penalizado com multa responsáveis que não promovem adequações e mantêm ambientes propícios aos focos do aedes-aegipyty

Após prazo estabelecido por notificação, proprietários são multados pela Prefeitura caso não tenham regularizado situação do imóvel. Foto: Arquivo – Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã destaca a continuidade do trabalho de fiscalização contra a dengue. As equipes da Vigilância Entomológica realizam orientações e notificações a proprietários de terrenos, domicílios e estabelecimentos comerciais com ambientes propícios aos focos do aedes-aegipyty, mosquito transmissor da doença.

De acordo com a coordenadora do setor, Angela Rocha, os agentes de combate às endemias têm intensificado o trabalho. “Após o prazo de adequação, os agentes retornam ao local e, se ainda houver negligência, o município multa o proprietário”, explicou. Recentemente, cerca de 10 multas foram aplicadas pela Prefeitura.

A penalização para quem acumula lixo, entulho e outros materiais que podem se tornar focos do mosquito não é novidade. O procedimento é previsto pela Lei Estadual n. 4.812, de 7 de janeiro de 2016, e pela Lei Complementar Municipal n. 008, de 24 de junho de 2013.

Além da dengue, o aedes-aegypti é responsável pela transmissão da zyca e da chikungunya. Todas as doenças são extremamente perigosas e podem levar as vítimas a óbito. “Vale lembrar que a prevenção se faz com a eliminação do foco. Sem água parada, o mosquito não procria. Logo teremos mais chuvas e a situação pode se agravar, por isso, temos reforçado o alerta à população”, complementou a coordenadora.

No início do ano, Batayporã chegou a figurar como o município com o maior número de casos prováveis de dengue entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O cálculo é proporcional à população das localidades.

As ações de combate e prevenção têm surtido efeito, já que, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) divulgado no último dia 19 de julho, a cidade caiu para a nona posição. “Porém, continuamos atentos. Precisamos nos manter vigilantes. Cada quintal e terrenos limpos nos ajudam a reverter a situação”, concluiu Angela.

A população pode denunciar locais com focos do mosquito da dengue à Vigilância Entomológica por meio dos telefones 67 3443 3187 e 99213 6498.

Agentes de combate às endemias têm intensificado fiscalização. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.